Câmeras de insegurança: evite uma falha primária em CFTV


Uma das informações iniciais sobre segurança digital que TODAS as pessoas precisam ter sempre em mente é: troque as senhas. Não use senhas fáceis ou senhas default (aquelas que já vêm no equipamento). E como estamos falando de equipamentos de segurança e vigilância, o cuidado deve ser dobrado.


Usando um pouco de conhecimento técnico, o site Insecam reuniu mais de 70.000 câmeras de "segurança" e DVRs que não tiveram suas senhas alteradas. Isso significa que é só abrir o site, escolher o país e ver câmeras abertas. Dá até para controlar algumas PTZs. E não pense que ele agiu de má fé: não há detalhes do local exato em que as câmeras estão instaladas, apenas a cidade. Casas, escritórios, cafés, shoppings, indústrias de todo o mundo. Ainda há a mensagem de como remover sua câmera do site: basta trocar a senha padrão.


Isso reforça a necessidade de trocar os nomes de usuário e senhas dos equipamentos de rede, como modems, roteadores, switches, câmeras de segurança, etc.


Com isso, reforçamos a orientação: troque as senhas dos seus equipamentos periodicamente, especialmente nos dispositivos de segurança.